Resenha 20 | A Garota das Cicatrizes de Fogo

em 7.2.14
Título: A Garota das Cicatrizes de Fogo
Autor: Ricardo Ragazzo
Editora: Novo Século (2013, 256 páginas)
Sinopse: Quatro anos após o desaparecimento da filha e a misteriosa morte da esposa, Johnny Falco recebe uma pista que pode ajudá-lo a desvendar o caso. Um homem aparece morto com as mesmas características inexplicáveis de sua mulher: O CORPO NÃO PASSA DE UM ESQUELETO COM PELE. Seis anos após ter 80% do seu corpo queimado em um atentado, Lisa Gomez acorda em um hospital com uma incontestável diferença: TODAS AS CICATRIZES DE SEU CORPO DESAPARECERAM! E quando o destino dos dois se cruzarem na pequena cidade de Valparaíso, ambos descobrirão que as tragédias que cercam suas vidas estão muito mais interligadas do que poderiam imaginar.

Resenha

Tive a oportunidade de ler A Garota das Cicatrizes de Fogo por meio do Book Tour organizado pelo blog As Leituras da Mila. Concluída a leitura, senti-me grata por finalmente conhecer o talento do autor Ricardo Ragazzo! Mal posso esperar para ler seu outro livro, 72 Horas para Morrer, do qual também estou participando de um Book Tour.

Em A Garota das Cicatrizes de Fogo conhecemos Johnny Falco, um homem normal e inseguranças normais. Seu casamento não estava completamente estável, mas ele ainda encontrava prazer na vida. Sua cômoda rotina, no entanto, sofreu uma reviravolta num único dia! Johnny perdera o emprego e ao chegar em casa encontrou sua esposa morta, sem vestígios da sua pequena filha. A partir de então, desespero e dor definem claramente este personagem. Assim como uma crua determinação de encontrar sua filha! O pior de tudo isso? A forma estranha com que sua esposa morrera revelava ter sido um ato além do humano. Só posso dizer que ninguém mereceria morrer daquele jeito!

O melhor do enredo ainda está por vir! Paralelamente à fatídica história de Johnny Falco, conhecemos também Lisa Gomez, uma adolescente que passou os últimos anos da sua vida se recuperando de uma traumática e violenta experiência: quando criança, fora vítima de um desconhecido sádico que ateou fogo em seu pequeno corpo fazendo-a oscilar entre a vida e a morte por diversas vezes. Repleta de cicatrizes horrendas, Lisa não tinha vida social e tampouco saía do hospital até acontecer um incrível milagre: repentinamente, ela acordou completamente curada, sem nenhuma marca em seu corpo!

O título do livro, obviamente, se refere ao mistério que envolve Lisa Gomez. De maneira crível e surpreendente, o autor conseguiu unir a história dessa garota à vida do Johnny Falco. Depois de perder sua esposa, ele precisou manter a frieza para embarcar no mundo sobrenatural e reconhecer a existência das mais diversas criaturas: vampiros, lobisomens e outras. Tornou-se, então, um letal investigador que enfrentaria qualquer ser bestial para reencontrar sua filha desaparecida.

O que Lisa Gomez tem a ver com isso? Simples! O mistério que explicava a cura das suas cicatrizes era o mesmo que explicava, também, onde a filha de Johnny Falco estava. O problema era que nenhum dos dois estava preparado para o que os aguardava.

A Garota das Cicatrizes de Fogo é repleto de ação! Johnny Falco é apenas um pai em busca da filha e, nesse sentido, ele teve minha total admiração no decorrer da leitura. As pistas que o faziam avançar na sua investigação eram cheias de mortes semelhantes às da sua esposa, aproximando-o cada vez mais do raptor da sua filha.

Nesse aspecto, o dinamismo do livro não decepciona. As situações acontecem uma sobre a outra, em um ritmo acelerado, instigando o leitor a avançar página após página para desvendar o mistério destes dois diferentes protagonistas! Eu queria MUITO contar a vocês a parte que mais gostei, mas seria um spoiler daqueles! (haha)

Acho que a única fragilidade da obra, em minha opinião, foi o fato do autor ter colocado a moral do Johnny Falco nas alturas, o que me fez esperar mais dele em algumas situações. Ao mesmo tempo, foi essa pequena decepção que me fez valorizar as atitudes dos personagens secundários que mereceram destaque no livro: Alex, Débora, Sal Salvatore e o Sr. Martinez. Todos excepcionais!

A qualidade gráfica foi impecável! Adorei a qualidade da revisão e diagramação. A capa é linda, com detalhes em alto relevo que te convidam a passar as mãos (rs). Uma obra de gênero policial e sobrenatural para ninguém colocar defeito. Recomendo!

Avaliação:

Quotes favoritos:

Engraçado como os olhos de todos se arregalam diante de tal conjunto de palavras. Especialmente quando "detetive" e "perguntas" ficavam tão próximas uma da outra. Como se algo despertasse dentro de nós: "Será que ele descobriu meu segredo?" (p. 60-61)

Há muitas coisas cercando os humanos nesse mundo que acreditamos ser só nosso. Poucos são os que, assim como eu, têm ciência de que convivemos com os mais sórdidos e bizarros tipos de monstros e criaturas sempre à espreita para fazer da nossa carne e alma sua próxima refeição. (p. 235)


8 comentários:

  1. Também li e resenhei este livro por meio de um BT, simplesmente adorei, falei com Ricardo Ragazzo e ele me disse que mais histórias do Johnny Falco virão!
    Não vejo a hora que isso aconteça, vai ser muito legal!

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran =)
    Também estou participando de um BT desse livro e devo confessar que estou com uma expectativa gigante ♥
    Já li algumas resenhas sobre a obra, mas a sua foi a que mais me deixou curiosa. Bem, o fato de a garota ter sido 'curada' através de um milagre e tantos acontecimentos (inter)ligados devem deixar um clima de suspense no ar.
    Espero que a minha vez no Bt chegue logo :p

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Oii Fran, havia me perguntado la no blog quanto tempo dura o efeito do pote do céu rsrs
    não faço ideia!! vou analisar isso *-* e vou avisar no blog também :)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fran.

    Também li este livro por um BT e amei, amei. O Ricardo escreve muito bem e a história que ele criou é incrível. É apenas o que tenho a dizer. rs

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parece ser mesmo uma história incrível. Amo história, tanto em livros como na TV, que falam de lobisomem e vampiros, acho tudo muito misterioso e divertido.
    Gostei muito desse livro! A sua resenha ficou incrível, adoro capas que quando passo a mão dá tipo um relevo AUSHUASH .
    Beijos <33
    shake-de-morango.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Considero o Ragazzo como um dos melhores autores da atual geração da nossa literatura, por isso sempre fico feliz quando vejo uma resenha positiva em relação a esse livro - principalmente porque o livro anterior foi muito criticado. Também achei o livro muito bom e espero ansiosamente por uma nova aventura com o Falco, já que é um personagem fantástico - como o Ragazzo cria tão bem em todas suas histórias.
    Estou na torcida para que o próximo livro dele, seja com esse personagem ou não, chegue o quanto antes. Meu xará é fera HAHA

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran,
    tudo bem?
    Eu sempre fico impressionada com seu texto, você argumenta de uma forma muito madura. estou louca para ler seu livro!!!!!! Quando ficar pronto me avisa!!!!
    Todo mundo está comentando essa história e todos os comentários que eu li são super positivos. Eu adoro mistério e vampiros, então, acho que vou adorar essa história. Engraçado, você não é a primeira pessoa a comentar sobre a supervalorização do personagem e que isso de certa forma decepcionou.
    Com certeza já está na minha lista de desejados, espero ter oportunidade para conhecer essa obra.
    Sucesso para o autor.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olhá que mais uma resenha que me deixa babando por esse livro, quero muito ele. Eu pedir pra fazer umas fotos com ele á Diego, mas ele leu em um tour literário também. Gostei muito da parte que você quer nós contar sobre a parte que mais gostou, sou desse jeito e adorei os quotes.

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados