Resenha 19 | A Lenda do Lago Dourado

em 1.2.14
Título: A Lenda do Lago Dourado
Autor: Edson Vanzella Pereira
Editora: Dracaena (2012, 380 páginas)
Sinopse: Os Baltimore são uma típica família de uma pequena e pacata cidade norte-americana. Tudo muda para eles quando o filho mais velho, David, com 15 anos de idade, passa em primeiro lugar no Concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano. Reconhecido como o novo grande gênio da nação, ele é contratado pelo governo para uma carreira de cientista. Mas, em sua primeira missão, envolve-se em um misterioso acidente que o deixa entre a vida e a morte. Srta. Marshall, agente do governo, responsável pela missão, sente-se culpada pela tragédia. Max, o irmão mais novo de David, com a ajuda da Srta. Marshal, começa a investigar secretamente as circunstâncias daquele trágico e enigmático acontecimento. Na procura por respostas, eles se envolvem em aventuras perigosas, eletrizantes, e acabam descobrindo que, por trás de fatos aparentemente sem ligação, há uma trama cruel em curso. Como pano de fundo, ainda temos uma misteriosa lenda envolvendo um lago conhecido como Lago Dourado, que vai eleger nada menos do que o próprio Max para uma missão vital ao lhe transmitir o Poder da Luz: localizar e destruir o Agente Negro, que é o mentor intelectual desse complô maligno que está pronto para eclodir.

Resenha

Tive a oportunidade de ler esse livro por cortesia da Editora Dracaena, a qual agradeço por me oferecer tão agradável leitura.

Embora seu autor seja brasileiro, A Lenda do Lago Dourado é contextualizado nos Estados Unidos e apresenta David, um adolescente de 15 anos criado em uma família afetuosa: os Baltimore. Sendo extremamente inteligente, David mal precisa estudar para ter as melhores notas e tal qualidade acabou por lhe render uma honrosa aprovação no Concurso Nacional de Superinteligentes do Governo Americano.

Considerado um gênio da nação, David assume o compromisso de contribuir para o Governo como um cientista, mas acaba vítima de uma bala perdida no Rio de Janeiro. Confesso que isso me incomodou um pouco, uma vez que o acidente ocorreu justamente no país do autor (rs). Paralelamente, algo inusitado acontece e esta foi uma reviravolta interessante na história: o protagonista passa a ser Max, irmão de David, que com seus 14 anos era alguém sem grandes talentos até viver uma estranha experiência envolvendo o Lago Dourado.

Desde o início do livro, o título é coerente com o enredo! O Lago Dourado ficava localizado num local muito atraente por sua natural beleza e muitas pessoas o visitavam. Havia também uma lenda que o rondava, afirmando que dentro dele existia uma caverna submersa capaz de dar passagem a outra dimensão do universo, mas que só poderia ser acessada por quem percebesse a suave luz dourada indicando o caminho. Esta era uma lenda tola, pensava Max quando foi com sua irmã mais nova e sua mãe visitar o local. Alguns anos antes, todo o terreno fora comprado pelo maior empresário da região, Jobe, que tornou a deslumbrante paisagem em algo fétido e sem vida devido ao despejo dos produtos químicos que sua fábrica lançava na água que antes fora tão límpida.

Mesmo nestas condições, Max vê a luz que o Lago Dourado emitia e descobre que, muito além do que a lenda dizia, havia mistérios jamais imaginados. A partir daqui, o livro é repleto de segredos desvendados que envolvem política, ética e a batalha entre o bem o mal! Max, com apenas 14 anos, precisará usar todas as suas habilidades para proteger as pessoas que ama e a bondade do mundo.

Gostei do enredo do livro! Foi bastante criativo e, mesmo que houvesse certa previsibilidade, o autor conseguiu equilibrar as dificuldades que um adolescente normalmente enfrenta (bullying, primeiro amor...) com as dificuldades que um bravo guerreiro do bem precisaria enfrentar. A narrativa é em terceira pessoa e o livro traz vários exemplos da importância do caráter, da perseverança e do trabalho em equipe, usando para isso até mesmo citações e fábulas.

Indico como fragilidades da obra algumas misturas do inglês com o português, tal como o nome do local onde os Baltimore moravam (Morangovilles), e os títulos dos capítulos que indicavam claramente o que neles aconteceria. Ambas as fragilidades não interferiram na avaliação de A Lenda do Lago Dourado como um bom livro, com excelente qualidade gráfica e revisão. Recomendo aos que procuram uma leitura leve e que desperte o melhor das pessoas.

Avaliação:

Gostou da resenha?
Você pode adquirir o livro no site da Editora Dracaena.

2 comentários:

  1. que bacana.. esse ainda não conhecia *---*

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran,
    tudo bem?
    Estou com o livro aqui para ler também. Achei muito criativo o fato de mudarem de protagonista. E gostei quando falou 'envolvem política, ética e a batalha entre o bem o mal", não esperava por isso, agora fiquei muito curiosa.
    Percebi que o autor usou a fantasia para falar sobre temas importantes, isso chamou minha atenção.
    Acho que vou gostar muito desse livro, mesmo com seus problemas.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados