Resenha 14 | Travessia

em 11.12.13
Título: Travessia – Série Matched (livro 2)
Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras (2012, 280 páginas)
Sinopse: Em busca de um futuro que pode não existir e tendo que decidir com quem compartilhá-lo, a jornada de Cassia às Províncias Exteriores em busca de Ky – levado pela Sociedade para uma morte certa –, mas descobre que ele escapou, deixando uma série de pistas pelo caminho. A busca de Cassia a leva a questionar o que é mais importante para ela, mesmo quando vislumbra um diferente tipo de vida além das fronteiras. Mas, à medida que Cassia tem certeza sobre o seu futuro com Ky, um convite para uma rebelião, uma inesperada traição e uma visita surpresa de Xander – que pode ter a chave para revolta e, ainda, para o coração de Cassia – mudam o jogo mais uma vez. Nada é como o esperado em relação à Sociedade, onde ilusão e traição fazem um caminho ainda mais confuso.

Resenha
*Atenção, poderá conter spoiler para quem não leu Destino (livro 1).

Travessia é o segundo volume da trilogia distópica Matched e, por meio dele, continuei encantada com a história tanto quanto no primeiro volume (resenha aqui). Se Destino nos faz pensar sobre a importância de ter escolhas, Travessia nos faz pensar sobre a importância de abraçar o que acreditamos até as últimas consequências.

Desta vez, temos capítulos alternados entre as narrativas em primeira pessoa da Cassia e do Ky, o que nos permite entender com maior profundidade os sentimentos que têm um pelo outro. Agora que Cassia descobriu haver infinitas possibilidades sob o rigoroso controle que a Sociedade exerce, é incapaz de ignorar o desejo crescente de assumir-se dona de sua própria vida. Ela se aproxima de Ky tanto quanto pode, mas seu amor cresce em igual proporção ao perigo que os cerca. 

Ky é enviado pela Sociedade para as Províncias Exteriores, de onde todos sabem que ninguém jamais retornou, e Cassia entende que pode perdê-lo para sempre. Determinada, ela não mede esforços para fugir e encontrá-lo, independente de onde esteja, mesmo que nunca tenha enfrentado nada além da comodidade que a Sociedade oferece.

Em sua busca por quem ama, Cassia descobre cada vez mais informações sobre um grupo organizado que pretende destruir a Sociedade, intitulado A Insurreição. Em meio a um deserto árido, com escassez de alimento e água, ela percebe ter vivido em uma redoma enganosa que a afastava da realidade. A morte é o presente que a Sociedade despeja sobre aqueles que considera seus inimigos, ainda que muitos deles sequer a mereçam e estejam impotentes diante dela.

Cassia entende que, para se manter, a Sociedade condena tudo o que a contraria. E embora devesse se assustar com a perspectiva de ser igualmente condenada e morta por ser uma desertora, ela não desiste de reencontrar Ky para que, juntos, se aliem aos rebeldes – embora não tenha certeza se realmente existem. 

Travessia não apresenta uma narrativa eletrizante. Na verdade, é uma leitura calma, demarcada pela sensibilidade poética de uma importante (e irreversível) mudança de perspectiva. O triângulo amoroso de Destino permanece e Xander surpreende ao representar um papel igualmente importante no enredo. Assim como Ky, notamos que Xander também influencia as decisões da Cassia, mas ouso dizer que o romance não é exatamente o centro da história.

A paixão da Cassia vai se desvirtuando do foco romântico para se consolidar numa postura ousada e madura, de quem adquiriu um perigoso conhecimento e agora quer assumir todos os riscos que ele trouxe consigo. Particularmente, tenho a série Matched entre as minhas favoritas. Compreendo que muitos podem desgostar de Travessia por não conter cenas repletas de aventura ou ação, mas a calma fluência de sua narrativa e o uso de recursos líricos foram as grandes responsáveis por me conquistar como leitora.

Este é um livro para quem procura uma história marcante não pelas cenas descritas, mas pelo amadurecimento pessoal dos personagens e por representar o que, muitas vezes, nós mesmos devemos ser capazes de fazer: lutar pelo que acreditamos, mesmo quando sequer sabemos se conseguiremos proteger o que nos importa.

Mais uma vez, a capa é maravilhosa! Já mencionei na resenha de Destino que considero as capas desta série as mais significativas. Na capa deste volume, o fato da modelo estar quebrando sua própria redoma demonstra toda a iniciativa da protagonista ao longo de Travessia.

Aproveite para conferir o Book Trailer do livro! Nele há um poema que representa com clareza os recursos líricos que a Ally Condie utiliza nesta série. (‘∀’●)♡
.
.
Avaliação:

O próximo (e último) volume é intitulado Conquista e já o tenho em mãos (rs)! Pretendo lê-lo nas férias e logo postarei a resenha para vocês conferirem. ;)

~O que acharam desta resenha? Leriam este livro?

6 comentários:

  1. Bom dia Francine,

    Vejo as pessoas falarem super bem dessa série e tenho bastante curiosidade em relação a ela...sua resenha me deixou curioso...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie Fran :)
    Adorei a resenha ♥
    Ainda não li a série, mas estou super curiosa e ansiosa para ler.Acho a estória super interessante e diferente e além disso, amo distopias ♥♥
    beijocas
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Faz muito tempo que eu tentei ler Destino. Sim, tentei, porque achei muito insuportável e abandonei (sou fraca,né? o livro é tão fininho). Então nem me interessa a continuação.
    E taaanta gente gosta, fiquei decepcionada.

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran!
    Que resenha linda! Eu realmente não conhecia esse livro, nem o primeiro!
    Mas a sua resenha fez eu querer muitoooo ler ele! Parece uma distopia! Neh??
    Sou apaixonada por esses tipo de romance!
    Já foi pra mim listinha!! s2
    Amei a frase: ''nós mesmos devemos ser capazes de fazer: lutar pelo que acreditamos, mesmo quando sequer sabemos se conseguiremos proteger o que nos importa.''
    Foi ai que vc me ganhou!
    Beijos Flor!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran,
    tudo bem?
    Eu já tinha visto as capas dessa saga no site do submarino, mas acho que é a primeira resenha que leio, não lembro. estou cada vez mais apaixonada por essas distopias!!!
    Não tinha entendido o significado da capa até você falar. Achei super criativo!!! E como adoro romances, a atitude dela em ir atrás dele, correndo risco, me encantou!!!
    Adorei!!!
    dica anotada!!!!
    beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados