Resenha 13 | Extraordinário

em 28.11.13
Título: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca (2013, 320 páginas) 
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.



Resenha

Sabe aquele livro que nos faz pensar sobre o que realmente importa na vida? Assim é Extraordinário. Com a narrativa em primeira pessoa, conhecemos August Pullman, um garoto de apenas 10 anos de idade, mas com uma experiência de vida que o faz ter maturidade (e por que não sensibilidade?) em maior proporção do que muitas pessoas mais velhas teriam.


August, carinhosamente chamado de Auggie, é portador de uma doença genética que o fez nascer com o rosto deformado e algumas limitações, tal como sua frágil audição. Seu rosto é tão desproporcional que causa repulsa e uma cruel curiosidade nas pessoas, motivos pelos quais a família de Auggie decidiu educá-lo em casa até completar 10 anos. Então, com planejamento, seus pais acharam que seria importante deixá-lo experimentar estudar numa escola regular pela primeira vez. Assim começa Extraordinário, envolvendo-nos numa torrente de emoções que as situações da vida escolar infantil trazem para a vida de alguém com as características do Auggie.

Crianças podem ser maldosas quando assustadas, não é? A maneira como excluem o que desconhecem pode ser uma das piores lembranças que uma pessoa terá em vida. Nesse livro, encaramos o preconceito junto ao Auggie, mas de um jeito que não se perde o encanto da infância e a sensibilidade que somente uma criança poderia demonstrar. Se há uma lição que aprendemos ao ler Extraordinário, com certeza o Auggie a resumiu nesta frase:

Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.

O melhor de Extraordinário, para mim, foi a estrutura da obra! Não temos somente a narrativa do ponto de vista do Auggie, mas também compreendemos sua situação (e importância para as pessoas) dos pontos de vista dos seus amigos, da sua irmã e até mesmo do seu cunhado. Notamos quão fundamental é o papel de cada personagem para tornar melhor ou pior a vida do Auggie. Algo que atraiu a minha atenção, por exemplo, foi a maneira como o diretor da escola conduziu a inclusão do Auggie na classe e superou os obstáculos que os pais dos outros alunos muitas vezes causaram. Há cenas comoventes e outras ultrajantes, mas todas – sem exceção – foram necessárias para a harmonia da obra.

Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração. (diretor da escola)

Destaco também a habilidade da autora ao desenvolver uma história que teria tudo para ser triste, mas encontra comicidade e leveza em sua narrativa infantil. Nas palavras desta autora, um tema tão difícil de lidar quanto o bullying se torna envolvente e o faz largar o livro somente quando chega ao fim.

Considero Extraordinário um livro que deveria ser lido por qualquer pessoa, mesmo que a obra possua certa previsibilidade, e recomendo a vocês assistirem ao Book Trailer, pois é um dos meus favoritos no quesito produção e roteiro! (●´□`)♡


A minha edição do livro era a de capa branca e a achei linda! A capa e contra-capa foram perfeitas e a Editora Intrínseca está de parabéns pela qualidade gráfica. Agora você poderá encontrar este livro com a capa azul, a qual também gostei, embora preferisse a anterior.

Avaliação:

O que acharam da resenha? 
Já leram este livro ou pretendem lê-lo?

13 comentários:

  1. Realmente esse livro nos faz pensar muito sobre a vida! Ele é simplesmente maravilhoso e humano! Um dos meus favoritos do ano...
    Beijos,
    Dayenne Vieira.

    http://um-momentoasos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito da capa azul, quero muito comprá-lo, vive em promoção ultimamente.
    Eu amo histórias assim...sempre que quero dar uma humanizada (bruxos, vampiros e distopias as vezes cansam né?) na minha leitura procuro essas histórias.

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, e estou de olho nesse livro há algum tempo. Agora fiquei com ainda mais vontade de ler!

    ResponderExcluir
  4. Oi guria fofa
    Bah!Estou louca para ler esse livro pela maneira que conta a história para nos fazer refletir sobre a vida.
    Principalmente porque de acordo com sua resenha e minha imaginação, acredito que não seja um livro pesado e sim bastante fluido que te faz adorar a leitura *-*
    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Fran :)
    Adorei a resenha ♥
    Tenho muita vontade de ler esse livro desde quando conheci a estória pela primeira vez.
    Apesar de não ser muito o tipo de livro que eu costumo ler, ultimamente estou lendo muitos livros assim e estou gostando bastante. Alguns até entraram para os meu favoritos ♥
    Eu acho a estória desse livro tão linda e os quotes só me fazem querer lê-lo o mais rápido possível *---------*
    Beijocas
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Preciso ler esse livro! Lembro quando saiu o book trailer eu nem sabia muito a respeito da história, mas fiquei bem emocionada e com muita vontade de ler, mas a grande quantidade de livros na minha estante ainda não me permitiu... vou pedir de presente de natal! *O*
    Adorei a resenha, me deixou com mais vontade de ler o livro ainda. Gosto de livros que variam na narrativa, deixando o leitor receber informações em relação à história de pontos de vista diferentes...

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran,
    tudo bem?
    O vídeo é bem simples, não tem nenhum efeito especial, mas é bem sensível e mostra o que podemos esperar da história.
    É só falar de crianças que eu paro tudo. Esse livro parece ser devassador, intenso e ao mesmo tempo leve.
    Faltou muito pouco para eu chorar lendo sua resenha, pois não gosto quando fazem maldades com crianças.
    Sim, outras crianças podem ser bem cruéis diante do desconhecido. Mas não podemos culpá-las, ao contrário, temos que orientá-las. Acho o papel dos pais essencial nessas horas.
    E fiquei admirada com a postura do diretor da escola.
    Vou ler com certeza, já estava na minha lista.
    Beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Vamos, lá, Fran, momento confissão do dia: sempre vejo esse livro por aí (já até participei de sorteio dele), mas nunca li sobre o que se trata a história! Pois é, só parei agora pra fazer isso..hehe. Não sei se é bem meu tipo de literatura, mas me parece uma leitura bem importante pra adolescentes e pra quem quer tentar entender um pouco o que acontece em casos assim (o que todo mundo deveria fazer, btw). A idade do personagem já é meio complicada, né? A infância vai ficando pra trás e é aí que a coisa começa a ficar pior mesmo. Adolescentes são cruéis uns com os outros e enxergar o outro lado (mesmo que por meio da ficção) é sempre uma boa lição...Esse tema rende muita coisa pra se pensar! hehe
    Gostei da resenha =) Me fez sair um pouquinho da ignorância literária YA haha.

    bjs!!
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Minha edição também é a de capa branca e também prefiro essa rsrs. Falando na capa, foi por causa dela que comprei o livro. Ele ainda não era tão famoso e estava meio escondido na livraria. Li a sinopse e tive vontade de ler na hora.
    Também me chamou muito a atenção a mudança de ponto de vista. Achei interessante e deu um toque de realidade, mostrando as indecisões dos personagens.
    Enfim, gostei bastante da resenha, principalmente a parte sobre a estrutura.

    ResponderExcluir
  10. Amei, muito interessante seu blog. Abs
    http://cristinadeutsch.blogspot.de

    ResponderExcluir
  11. Olá aí minha lista crescendo também dona Francine, quero muito ler esse também, já lir algumas coisas boas e já ouvir comentários que me estigaram ainda mais por esse livro.. Adorei a resenhe e adorei o blog também.....PARABÉNS

    ResponderExcluir
  12. Olá Fran.

    Vem resenhas, vai-se resenhas e nada até agora de despertar meu interesse. Amo textos com o tema e bem estruturado, melhor ainda!
    Queria a edição capa branca, mas fui de azul mesmo rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá meninas do MQS. Adorei o blog de vocês.
    O livro extraordinário realmente deveria ser lido por todo mundo. Escrevi isso em uma resenha que fiz também. Concordo em gênero e grau que as crianças, ao contrário do que muitos pensam, podem ser cruéis. =/ Esse livro nos faz pensar assim... dá vontade de comprar um monte e sair distribuindo nas escolas. =]
    Beijos
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados