Resenha 12 | Kaori – Perfume de Vampira

em 6.11.13
Título: Kaori – Perfume de Vampira
Autora: Giulia Moon
Editora: Giz Editorial (2009, 371 páginas)
Sinopse: Século XV: Kaori, uma bela garota com o perfume da sedução, trilha caminhos perigosos entre samurais, senhores feudais, prostitutas e criaturas mágicas do folclore japonês. No seu caminho, surge José Calixto, um artista sensível e apaixonado, capaz de tudo para dar vida a uma obra imortal.
Século XXI: na fervilhante Avenida Paulista, coração de São Paulo, Samuel Jouza tem uma profissão peculiar. Ele observa vampiros para um misterioso instituto de pesquisas. Mas o olheiro percebe que a sua profissão é muito mais perigosa do que imaginava, ao salvar um menino das garras dos sanguessugas.
De um lado, a magia das sagas heróicas de samurais, o mistério das antigas lendas do Japão. Do outro, uma aventura ágil e atual, que tem como cenário o Brasil. Dois universos se entrelaçam e se cruzam neste novo romance de vampiros escrita por Giulia Moon.

Resenha

Kaori – Perfume de Vampira foi um livro que comprei por indicação de uma amiga. Procurava algo distinto com estes seres sobrenaturais e sua sinopse me interessou, especialmente quando soube ser de uma autora brasileira.

A narrativa em terceira pessoa é original, sendo intercalada entre capítulos que se passam no Japão, a partir de 1647, e no Brasil, em 2008. Essa maneira de estruturar o enredo tornou-o bastante dinâmico e por vezes tive que me conter para não pular um capítulo e ver a sequência do que ocorreria num determinado contexto histórico.

O que o Japão Feudal e o Brasil contemporâneo têm em comum? A protagonista, Kaori. Inicialmente humana e ingenuamente submissa às dificuldades de sua vida pobre, no Japão Feudal, Kaori ajudava seu pai no humilde comércio que ele possuía. Àquela época, era comum que as proprietárias dos bordéis fizessem propostas para comprar belas jovens. Missora era uma destas proprietárias, senão a mais fria e importante delas, e estava muito interessada em Kaori. Ela fez injuriosas propostas ao pai da garota para comprá-la, mas a decência do homem não cedia. Notamos, então, que a leitura será repleta de violência quando Missora não mede esforços para obter o que quer.

A vida de Kaori torna-se infernal sob a maldosa autoridade de Missora. Ao mesmo tempo, entre os capítulos intercalados, somos apresentados à Kaori atual. Uma vampira que ostenta a beleza imortal de sua juventude, mas carrega consigo as marcas de um passado repleto de sofrimento e que moldaram sua personalidade ao ponto de perder a doçura. Ela é constantemente observada por Samuel Jouza, um vampwatcher (ou "olheiro de vampiros") que trabalha para o Instituto Brasileiro de Fenômenos Fantásticos (IBFF) e possui como principal função registrar todas as atividades destes seres sem nunca interferir. Samuel não sabe realmente para quais fins suas informações são utilizadas, também não conhece outros que atuem na mesma área. Ele apenas caminha nas ruas de São Paulo à procura de vampiros para registrar o fato. 

Qual não seria sua surpresa, no entanto, quando em uma de suas discretas observações é atacado por outros seres inumanos que sequer sabia existir? Os vampwatchers estão sendo mortos por famélicos, seres sobrenaturais que agem como cães, comendo e limpando os restos mortais das presas dos vampiros. Samuel teria perdido sua vida para os famélicos se não fosse salvo. Aliás, ser salvo é o que mais acontece em sua perigosa profissão desde que cruzou o caminho de Kaori.

Kaori – Perfume de Vampira é um livro com suas peças meticulosamente amarradas, compondo incríveis cenários com a mitologia japonesa e ocidental. Giulia Moon criou vampiros cruéis e sua habilidade em descrever abusos físicos e psicológicos causa impacto no decorrer da leitura. Amores egoístas e doentios movem as ações dos personagens, tornando-os tão passionais que seus impulsos surpreendem com frequência.

É válido dizer que este livro se originou de um conto, no qual Kaori e Samuel se conhecem. Não li o conto e, portanto, posso afirmar que isto não prejudica o entendimento do livro. Particularmente, gostei do livro por sua originalidade, conteúdo e estrutura, mas a violência que ele carrega em alguns momentos me pareceu desnecessária. Sua atmosfera sombria certamente será apreciada pelos que gostam dos gêneros terror e romance. E ouso dizer ser um livro que merece ser conhecido por qualquer leitor que aprecie vampiros.

A caracterização dos personagens também merece destaque, pois foi cuidadosa e nos vemos envolvidos por cada um deles. Infelizmente, apesar do seu sofrimento, Kaori não me cativou como gostaria e essa foi a única expectativa frustrada que tive como leitora. Talvez por isso ainda não tenha adquirido sua sequência, Kaori 2 – Coração de Vampira, embora permaneça entre os meus livros desejados. :) 

A capa é maravilhosa e a arte gráfica merece aplausos. É um livro lindo. (´ε` )♡

Avaliação:


7 comentários:

  1. Nossa! Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas fiquei muitissimo interessado, mesmo não sendo muito fã de vampiros. A parta sobre o japão feudal me interessou demais. E a capa é realmente fantástica.
    Acho que preciso ler esse livro!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro e eu realmente gostei dele, li faz uns bons anos e gostei bastante.
    Achei muito legal ser presente e passado <3
    Obrigada pela resenha

    ResponderExcluir
  3. Oie sua linda =)
    Não tinha visto nem lido nada desse livro até então.
    Gostei das tuas palavras, espero poder ler um dia e ser conquistada como você a ponto de 5 estrelas, quero desvendar essa trama também!
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  4. Oi guria.
    Acredito que foi ano passado que conheci esse livro pela saraiva,não preciso dizer que a capa me fascinou no primeiro instante e a sinopse muito maravilhosa.Então, fiquei com aquele coração na mão para comprar e acabou ficando na lista de desejados.
    Sua resenha ficou muito linda porque voltei a ter vontade de comprar e se não me engano, essa foi a primeira resenha que li sobre ela. Agora não preciso ter medo de me arrepender de comprar *-*

    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Lembro de ja ter visto esse livro em algum lugar, acho o enredo dele muito bom a ideia realmente me surpreendeu. Ja quero!


    xx

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran,
    tudo bem?
    Parece ser uma história muito sofrida, pesada. O submundo é difícil de digerir. Mas por ser tão forte, torna a personagem mais real, passa mais verdade.
    E como gosto de vampiros e afins, quem sabe um dia eu não leio? Dica anotada.
    beijinhos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gente não conhecia esse livro.
    Fiquei ultra mega interessada, principalmente por ser uma obra nacional. E por passar no Japão q é super diferente, e tbm pela época em q se passa o livro.
    Adorei a resenha!

    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados