Curiosidade 10 | Steampunk

em 12.11.13
Venho
apresentar a vocês um gênero distinto na literatura: O steampunk!

Este gênero se caracteriza pela ambientação em um período histórico passado, mas com a inclusão de tecnologias modernas e obtidas por meio do avanço (improvável e – algumas vezes – impossível) de sua respectiva ciência. Ou seja, se a história é ambientada na era analógica, a tecnologia digital não pode estar presente. Entretanto, isso não impede a criação de um relógio analógico mega-ultra-super-potente, com funções de GPS e teletransporte, no qual você precise dar corda.

O steampunk geralmente é ambientado na era vitoriana (1837-1901), com ênfase em motores e até mesmo robôs movidos a vapor, construídos com a tecnologia mecânica da época. Atualmente, é possível até mesmo encontrar obras steampunk ambientadas na Idade Média.


Por
isso, as roupas dos personagens da literatura steampunk são, em sua maioria, clássicas e igualmente repletas de detalhes modernos – dentro dos padrões da época. Selecionei algumas imagens características deste gênero (vestes, cenários, objetos, meios de transporte...). 

Que tal conferir?
 

Acho
válido dizer que ADORO a criatividade entorno do gênero steampunk. As roupas são geralmente muito criativas e ficam ainda melhores do que seriam se fossem totalmente contemporâneas, não?

 
 


Os
cenários também se tornam fantásticos, equilibrando fantasia e ficção-científica de um jeito que atrai a atenção do leitor.


Os
objetos me deixam boquiaberta... Adoro imaginá-los! No gênero steampunk,  madeira e engrenagens são o que mais constituem os objetos dos personagens.

 
 

Outro
elemento do steampunk que aprecio são os meios de transporte. Geralmente, suas engrenagens ficam visíveis e há certa valorização por torná-los capazes de voar. *3*








E,
finalmente, a indicação de dois livros do gênero steampunk para os que ficaram curiosos!



Alma? – Protetorado da Sombrinha, Livro 1
Editora: Valentina | 2013 | 308 páginas
Autora: Gail Carriger
Este livro é um steampunk sobrenatural. Isso mesmo. Coloque um pouco da época vitoriana, acrescente vampiros e lobisomens, com uma pitada de objetos tecnologicamente evoluídos... Voilà! Temos Alma? – um livro que torna esta inimaginável receita algo precioso.
*Confira a sinopse aqui.







Leviatã – A missão secreta, Livro 1
Editora: Record | 2012 | 368 páginas
Autor: Scott Westerfeld
Este livro apresenta uma reinvenção da I Guerra Mundial, mas envolvendo animais geneticamente modificados contra aparatos mecânicos movidos a combustível!
*Confira a sinopse aqui.







Gostaram dessa postagem?
Eu espero que tenham se sentido ao menos um pouco motivados a ler ou a escrever algo desse gênero. Considero um dos gêneros que melhor aproveita a criatividade dos autores. 

Já leram algum livro steampunk?
Comentem e recomendem!

18 comentários:

  1. Sempre me interessei nesse gênero, mas não sabia muito sobre ele.
    Agora sei um pouquinho mais hehe.
    Necessito de Alma *...*

    http://naestantedeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu acho um genero bem interessante. porém ainda não me lembro de ler nada do tipo e cara a capa desse livro alma é bem feinha ashushu
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. O genero Steampunk é realmente fascinante. Eu recomendo o curta "As Misteriosas Explorações Geográficas de Jasper Morello", que pode ser visto aqui:http://www.dailymotion.com/video/xkhfb6_the-mysterious-geographic-explorations-of-jasper-morello-legendado-portugues_creation.

    Na literatura eu recomendo O Orbe de Rheidas, 100% nacional, de disponível "de grátis" em: Kamila Zöldyek http://thundersempire.blogspot.com.br/p/capitulos-o-orbe-de-reidhas.html

    Beijo, Francine
    Sempre com postagens interessantes

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, Francine! Eu li algo sobre o Steampunk, mas acho que não entendi direito..haha. Agora sim, ficou bem claro qual é a desse gênero. Achei muito legal mesmo, embora ainda não tenha lido nada nesse estilo.
    Valeu pelas indicações! Imagino que "Leviatã" seja ótimo!! =)

    bjs,
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa,
    que fotos incríveis,
    Adorei as indicações tbm,
    todos parecem ser ótimos

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Fraaan :D
    Eu adoro o STEAMPUNK <3
    Já conhecia ele e fiquei fascinada desde a primeira vez que vi.
    Um livro que eu quero muito ler desse gênero é Steampink. A capa é linda *-*

    Beijocas
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante do post. Ainda não li nada desse gênero mais fiquei bastante curiosa.
    Amei as fotos.

    Bjus
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Steampunk é muito legal =) Estou lendo A Máquina Diferencial que é nesse gênero!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho o estilo Steam Punk lindo, apesar de nunca ter lido nada desse tipo de literatura.
    Tem um misto de coisas que adoro: Algum tempo clássico, roupas clássicas e tecnologia.
    Ainda tenho vontade de fazer algo desse estilo para mim!

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido falar do gênero mais ainda não tinha tido um contato tão legal com ele. Achei o post super interessante, me mostrou um pouco desse mundo tão diverso que é o Steampunk. Já estava animada pra ler esses dois livros, agora então! Vou ler assim que possivel (quando eu conseguir comprar, rs).

    Beijos, Rafa
    http://fuxicandosobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá! Vim conhecer o seu blog e adorei.

    Que post sensacional!
    Parabéns!

    Estou seguindo. :)

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. O estilo Steam Punk é muito original e todas as história que vejo ligadas a esse tema me fazem ficar fissurado. Sério, eu tenho jogos desse tipo de literatura e até mesmo possuo livros de Asimov sobre o Steam Punk. Muito boa sua postagem, mas eu não vou pedir para que me siga. (pois você já está seguindo, kkkk)

    ResponderExcluir
  13. Gostei de Steampunk da pra viajar legal quando o assunto é esse.


    xx

    ResponderExcluir
  14. AMEEEEEEEEI as fotos *----------*
    Mas acho que o gênero não faz muito meu estilo... Não sou muito fã de história, então fujo de tudo que se pareça com isso, rs.
    Ótimo post!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Vamos dizer que fiquei muito tentada a ler um livro steampunk, e que imagens lindas desse post. Parabéns conseguiu uma seguidora *-*
    Camila Vilar.
    http://artciness.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Hoje me pergunto o por que de ter demorado tanto a conhecer o steampunk, gênero simplesmente incrível. Alma? é um dos melhores livros que li neste ano (olha que já cansei de vampiros e lobisomens) e Metamorfose?, que devo concluir hoje, está no mesmo caminho. Por isso é ótimo ver sua postagem.
    Com tantas imagens é impossível não desejar mais e mais, principalmente vendo mulheres tão lindas.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Fran,
    tudo bem?
    Coloquei na minha lista de desejados, faz tempo, o livro Alma? e sua continuação. Não tinha a menor ideia de que ele pertencia a esse gênero. Sequer sabia que esse estilo tinha esse nome.
    As roupas me fascinaram e os cenários então?
    Gostei desse post, achei ele criativo. Faça mais para aprendermos cada vez mais.
    beijinhos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Li recentemente A lição de anatomia do temível Dr. Louisson, do Eneas Tavares. Um livro bem interessante, que mistura personagens da literatura clássica nacional em um cenário Steampunk.

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados