Resenha 10 | Sangue Quente

em 9.10.13
Título: Sangue Quente
Autor: Isaac Marion
Editora: LeYa (2011, 256 páginas)
Sinopse: R é um jovem vivendo uma crise existencial - ele é um zumbi. Perambula por uma América destruída pela guerra, colapso social e a fome voraz de seus companheiros mortos-vivos, mas ele busca mais do que sangue e cérebros. Ele consegue pronunciar apenas algumas sílabas, mas ele é profundo, cheio de pensamentos e saudade. Não tem recordações, nem identidade, nem pulso, mas ele tem sonhos. Após vivenciar as memórias de um adolescente enquanto devorava seu cérebro, R faz uma escolha inesperada, que começa com uma relação tensa, desajeitada e estranhamente doce com a namorada de sua vítima. Julie é uma explosão de cores na paisagem triste e cinzenta que envolve a "vida" de R e sua decisão de protegê-la irá transformar não só ele, mas também seus companheiros mortos-vivos, e talvez o mundo inteiro. Assustador, engraçado e surpreendentemente comovente, Sangue Quente fala sobre estar vivo, estando morto, e a tênue linha que os separa.

Resenha

Sangue Quente é o tipo de livro que rende um ótimo entretenimento por sua qualidade "anti-clichê". Diferente das (muitas) obras que apresentam o sofrimento e a sobrevivência dos humanos diante de uma infestação zumbi, o autor Isaac Marion apresentou o lado oposto e fez de um zumbi o seu protagonista. Ousado? Com certeza, especialmente por sua narrativa ser em primeira pessoa.

O zumbi protagonista R não lembra seu próprio nome. Aliás, ele se auto-intitula "R" por ser um dos poucos que recorda a letra inicial do seu nome quando ainda estava vivo. Ele não tem a melhor aparência, com sua pele "morta" e mal-cheiro como de todos os outros zumbis, mas se sente um pouco diferente deles por manter alguns mínimos resquícios humanos. R aprecia a privacidade, por exemplo, o que é estranho considerando que ele já não tem propriamente uma vida para esconder. Morando em um avião, dentro de um aeroporto desativado e quebrado pelas guerras entre humanos e zumbis, R guarda objetos que encontra pela vazia cidade como se observá-los pudesse torná-lo "menos morto". Ele também gosta de ouvir músicas, embora seu corpo não tenha mobilidade – e sequer possua um coração batendo para apreciá-las completamente.

Desde o início do livro notamos as peculiaridades de R. Ele não é um zumbi qualquer, constantemente insatisfeito com sua falta de "vivacidade" e com a má qualidade da vizinhança – que sabe apenas grunhir ou andar a esmo até sentir falta de carne humana. Acho importante dizer que Isaac Marion faz questão de brincar com certos conceitos ao descrever a comunidade zumbi, apresentando o que sobrou das crenças religiosas, da organização social e até mesmo dos vínculos entre seus membros. Entre tantos personagens mortos, o autor é capaz de manter uma narrativa dinâmica que desperta curiosidade e diversão. Ouso dizer que se não houvesse tal equilíbrio, seria difícil sentir-se próximo da realidade de R.

Em uma de suas idas à cidade para caçar humanos, R e outros zumbis encontram alguns jovens sobreviventes que procuravam mantimentos. Eles os atacam para comê-los e R se esforça para pegar o cérebro de um dos jovens, pois é a sua parte preferida do corpo. Ao comer o cérebro de um humano, por um curto período de tempo, as memórias ainda latentes são absorvidas pelo zumbi e R se sente "menos morto" quando é capaz de vivê-las. Logo em sua primeira mordida no cérebro do jovem recém-assassinado, memórias da namorada dele o invadem. Ainda absorto por essas recordações românticas, R nota que a referida namorada estava neste momento batalhando contra os zumbis para sobreviver.

Motivado por essas lembranças, R a salva. Colocando seu cheiro nela e sem conseguir articular palavras, R é capaz de fazê-la entender que deveria segui-lo junto com os outros zumbis como se tivesse sido transformada. E aqui a história tem suas primeiras reviravoltas, tornando-se uma agradável surpresa acompanhar a interação entre R e Julie para conhecer, também, o lado dos humanos sobreviventes.

Sangue Quente é um romance divertido que, entre sorrisos, faz refletir o que realmente nos torna "vivos" e "mortos". Não basta apenas respirar e comer outros alimentos que não sua própria espécie, é preciso manter a sensibilidade e o intenso desejo de proteger algo maior do que si mesmo para dizer-se humano. Gostei do desenvolvimento da narrativa do autor, que conseguiu expressar o progresso de R no decorrer da história, ressaltando o resgate de sua humanidade.

Há cenas que surpreendem pela criatividade do autor, outras o fazem sentir que foram um pouco exageradas, mas no conjunto considero Sangue Quente um bom livro. Recomendo aos que apreciam fugir dos clichês. 

Avaliação:

Aproveito para dizer que este livro foi adaptado para os cinemas sob o título Meu Namorado é um Zumbi – a adaptação sofreu mudanças drásticas e há cenas no filme que não estão coerentes com o livro. Diria que o livro é muito melhor. Confira o trailer!
.
.
Já leu o livro ou assistiu ao filme? 
Comente o que achou!

20 comentários:

  1. Eu ví o filme e achei bem divertido, se você diz que o livro é bem melhor, vai pra minha lista.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samuel! Espero que livro não decepcione (rs). É um estilo tão diferente que pode não agradar. :) Mas, vale conhecer.
      Obrigada por comentar.
      Beijos!

      Excluir
  2. Hey flor!

    Não vi o filme ainda, mas li o livro. Não foi pra mim. Eu naõ curti, não sei, faltou algo. Eu ri e talz, não vou dizer que foi tempo perdido, mas gostar eu não gostei.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! :) Eu adoro a literatura justamente por isso (rs). Há livros para todos os leitores. Acho que o momento que lemos importa também. Quando li Sangue Quente, precisava de algo que "me tirasse da casinha", sabe? Haha. Foi bacana para mim.
      Obrigada por comentar!!!
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi,
    Nossa sua resenha ficou muito legal, ressaltou cada ponto com uma enorme destreza. Eu já tinha visto esse livro por aí e até tinha me dado vontade de compra-lo, mas acabei colocando de lado. Agora, animei a ler novamente e assim que terminar pretendo assistir ao filme.

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas! Obrigada pelos elogios. Fico feliz pela resenha ter sido boa o suficiente para destacar as características do livro. :)
      Espero que você goste do livro tanto quanto gostei. E ainda que não goste, é um estilo tão diferente que merece ser conhecido.
      Obrigada por comentar!!!
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Fran,
    tudo bem?
    Quando escreveu que o protagonista era o zumbi, fiquei com vontade de rir, sério!!!
    Geralmente é o "ponta" dos filmes e livros, ninguém nem presta atenção, como se não tivesse uma história antes de virar zumbi, como se não tivesse sido uma pessoa antes de virar zumbi.
    Eu não gosto muito de histórias com zumbis, confesso, mas depois do que falou, acho que realmente será divertido. Anotada a dica!!!
    Tem sorteio lá no Cantinho, depois passa por lá e participa:
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2013/10/resenha-do-livro-o-eterno-menino.html
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila-flor, adoro você exatamente por isso... Por se dispor a conhecer diferentes estilos narrativos e histórias. Por dar crédito até ao que parece estranho (rs). Espero que ria mesmo ao ler esse livro, porque ri e me diverti.
      Obrigada por comentar, flor!

      Excluir
  5. não gostei do livro e achei o filme +ou-
    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor. Por ser um livro diferente, pode realmente não agradar. E o filme, pela adaptação distorcida, ficou um tanto bobo. :) Pena que não desfrutou como eu (rs). Obrigada por comentar.
      Beijos!

      Excluir
  6. Eu gostei do livro, porém na cena do beijo fiquei imensamente enojada... Eu adorei a sua resenha! <3

    Beijos;
    Lizz
    http://livrosecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, linda! Eu ri com seu comentário. Sim, a cena do beijo não foi nada higiênica, kkkk. Tudo é meio "fora do comum" nesse livro.
      Obrigada por comentar! \õ/
      Beijos!

      Excluir
  7. Oiee, vim visitar e seguindo.
    aaah, ainda não li esse livro, aliás, não li nada que tenha zumbi, acho que tenho que começar com esse! quero me divertir assim como você, espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh@Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Máh! Obrigada por comentar! Conheci seu blog e adorei! ;)
      Espero que possa ler e se divertir tanto quanto ocorreu comigo ao ler este livro. Ele é tão diferente que te desafia a imaginar as cenas descritas (rs).
      Beijo carinhoso!

      Excluir
  8. eu loi o livro, achei muito bom e diferente. é uma temática q eu curto ai foi abordado de uma forma q eu pensei q nao curtiria mas me enganei xp
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Oie:)
    Eu comecei a ler o livro, mas abandonei:(
    Não gostei muito da história. Comecei a ler por causa de uma amiga minha, mas não curti muito.
    Adorei a resenha♥♥
    Ah eu respondi a tag que você me indicou!!

    Beijoss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Fran,
    Bom ler a resenha de alguém que leu o livro de depois viu o filme, realmente eles fazem mudanças drásticas na telinha. Algumas amigas minha leram o livro e me recomendara, outras viram o filme e me recomendaram. Ai fiquei dividida entre o que fazer primeiro, mas decidi agora que vou ler o livro antes. Fico feliz que a leitura foi boa, espero apreciar tanto quanto você.

    Beijokas Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elis! Muito obrigada por comentar. Fico feliz por você ter recebido recomendações sobre esse livro/filme. Realmente, ajuda quando vemos uma opinião de quem leu e assistiu para sabermos o que fazer antes (rs). Espero que curta a leitura tanto quanto curti! \õ/
      Beijo carinhoso!

      Excluir
  11. Fran,
    Adorei seu ponto de vista sobre esse livro e gosto quando as pessoas conseguem extrair mais do que a história central. O que nos faz vivos e mortos ou mortos-vivos, achei curioso e cheguei a considerar a leitura, uma vez que não sou muito fã de histórias com zumbis, eles sempre nos foram apresentados com o estereótipo de ignorantes, bobos e maldosos e acho que isso meio que pegou.
    Mas enfim, considerarei a leitura.

    Beijos
    Chrys Audi
    blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  12. Eu só conheci esse livro quando foi especulado as gravações do filme. Confesso que fiquei com os dois pés atrás sobre a história. Então decidi ler o ebook. A ideia inicial era zuar o livro, confesso, que coisa feia Kori KKKK (12 anos feeling)
    Mas daí eu comecei a ler o livro e descobri que tava gostando :O
    O R é um personagem muito diferente do que eu estava esperando, e o mais legal, não tem ROMANCE explicito (só as cenas dos zumbis no banheiro, deixemos isso para lá kkkk) quando tudo tava perdido a Julie devia ta sentindo que não teria mais um futuro então uhuu rolou o que todo mundo tava com nojo de ver no cinema, mas foi bonitinho, quando aquilo acontece, a vida dele. Ok ok é uma ideia maluca fazer um zumbi voltar a vida e etc... mas não é para isso que servem os livros? Contar uma história nem sempre real e possível, mas também impossível?
    Eu também daria nota 3 no livro total, mas nota 10 para as piadinhas do R, como por exemplo quando ele fala que o cabelo da Julie está parecendo palha KKKK

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados