Curiosidade 7 | NaNoWriMo – A maratona literária internacional!

em 8.10.13
Eu
apresento a vocês uma curiosidade que minha amiga Luciana indicou e achei bastante interessante!

Trata-se de uma maratona literária intitulada National Novel Writing Month (Mês Nacional Escrevendo Romance em tradução livre), carinhosamente conhecida como: NaNoWriMo!



O NaNoWriMo é uma iniciativa dos E.U.A. que se repete há 15 anos e tem como proposta incentivar escritores a produzirem um romance em 30 dias.

Qualquer pessoa pode participar, independentemente da idade, do idioma ou da estrutura da obra. O objetivo é escrever pelo menos 50.000 palavras durante o mês de Novembro.

A qualidade da obra e até mesmo seu enredo não importam para o NaNoWriMo. Ao participar deste desafio você estará se comprometendo a escrever 1.667 palavras por dia para que, no final, tenha em mãos seu projeto literário que pode ser aperfeiçoado e – quem sabe? – publicado.



Durante o NaNoWriMo, escritores em diferentes lugares estarão engajados em suas produções. Esse desafio serve de incentivo aos participantes para que, finalmente, coloquem em prática aquela ideia que nunca foi para o papel.

Há informações importantes para participar:

– A escrita do livro deve começar em Novembro, durante o desafio. Você pode organizar o roteiro que pretende desenvolver, mas nada de escrever antes do NaNoWriMo começar. É uma maratona literária, na qual todas as 50.000 palavras ou mais devem ser escritas durante o percurso.
– O NaNoWriMo não é uma competição. É um desafio pessoal para produzir a maior quantidade possível dentro de um curto intervalo de tempo. A qualidade da sua escrita ou do enredo não será avaliada. Na verdade, o fato de você produzir uma "porcaria" faz parte do processo de criação. Ao menos terá algo em mãos para melhorar depois que o desafio findar.
– Deve-se produzir um romance, podendo ser até mesmo uma fanfiction ou coletânea de contos desde que tenha um tema em comum. Não são aceitas obras de roteiros, músicas, poesias ou não-ficção.
– O romance deve ser produzido por um único autor.
– Você precisa se inscrever no site oficial do NaNoWriMo e, depois, enviar o arquivo para contagem de palavras nos últimos dias de Novembro.


Pode
ser considerado vencedor do NaNoWriMo aquele que conseguir escrever, no mínimo, 50.000 palavras durante o desafio. Depois que a página oficial contabilizar as palavras de seu texto, você poderá ter orgulho de dizer que participou e conseguiu cumprir a meta de sua escrita.



Interessou-se?
Conheça um pouco mais sobre o NaNoWriMo acessando:

NaNoWriMo: 30 dias para escrever um livro, no blog Escriba Encapuzado.
Como consegui escrever um livro em 4 semanas, por Diego Schutt – participante em 2010.
Fanpage oficial
O
que acharam do NaNoWriMo?! Acho incrível esse projeto de incentivo à produção literária e o recomendo a todos que têm projetos estagnados. Quem sabe não seja o momento de, junto a outras milhares de pessoas, se dedicar a transmitir para o papel toda a sua criatividade?

E aí?
Pretendem participar?


9 comentários:

  1. Interessante esse projeto! Ainda não conhecia!
    Infelizmente, não poderei participar, estou totalmente sem tempo! rs
    Beijos

    Karen Costa
    @ViajandoEstante
    http://viajandonaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sempre participo, nunca termino HUEUHEHUEHUEHUEHUE

    ResponderExcluir
  3. Oie:)
    Eu já conhecia esse projeto, mas nunca participei porque sei que não conseguiria escrever um livro de 50.000 palavras em um mês. Mas acho o projeto bem interessante.

    Beijoss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Acho uma ideia bem legal, mas acho que não conseguiria cumprir com tantas outras coisas para fazer. Conheci seu blog lá no grupo do Facebook e adorei. Seguindo!

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Nossa, não conhecia o projeto e sem dúvidas vou participar! Espero conseguir escrever tudo isso e deixar os bloqueios criativos para trás. Adorei a dica!
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse projeto e achei MUITO interessante, se eu tivesse tempo eu tentaria participar. Espero que você consiga realizar o objetivo =)

    Ps: Sobre a tag que você me indicou, assim que tiver tempo irei responder ^^ Obrigadinha!

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei saber do desafio que não conhecia.Seu blog é um show. Parabéns! Já fiquei fã. E vou tentar participar este ano desse desafio. Espero eem novembro me lembrar. (Risos...) Grande abraço.
    http://verdadesdeumser.com.br/
    Alberto Valença.

    ResponderExcluir
  8. Eu já participei ano retrasado, mas não continuei pq o trabalho me sugava muito e adquiri tendinite na época e isso acabou comigo

    ResponderExcluir
  9. Olá, Fran-chan!

    Sério, estou adiando a minha participação no NaNoWriMo há tempos, porque sei que sou péssima em cumprir prazos, ainda mais um como esse! kkk

    Mas, se não for esse ano, vou tentar no ano que vem, com certeza! Tá mais do que na hora! *-*

    Adorei o post explicando um pouquinho sobre a maratona!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados