#2 Eu quero... + Entrevista | Thayane Gaspar, autora de Princesa de Gelo

em 21.10.13
Oi, pessoal! 
Um dos livros que muito desejo ler é nacional e imagino que seja conhecido por vocês (rs)! Publicado pela MODO Editora, parceira do blog, promete uma leitura agradável e marcante.

Refiro-me ao livro Princesa de Gelo, da autora Thayane Gaspar
Confira a sinopse: 
Ela fugia do amor como algo necessário à sua sobrevivência…
Alessa não tinha um coração! Acredite, é verdade! Até nos momentos em que a adrenalina prevaleceu em seu sangue fazendo-o trabalhar mais rápido, ela o negou; deveria ouvi-lo bater ou ao menos senti-lo, mas era como se seu coração não fizesse mais nada além de pulsar o sangue para que o corpo, ligado a uma alma mórbida, continuasse respirando. 
Feitiço. Magia. Encanto. Poções. Bruxaria??? – Não! Apenas um coração e sua simplória maldição.

Este livro atraiu minha atenção pelas inúmeras resenhas que li com críticas bastante positivas. Ousadia e criatividade são habilidades de Thayane Gaspar reveladas na história de Princesa de Gelo, encantando leitores ao abordar temáticas que muitos teriam receio de abraçar, tais como o suicídio e a desilusão amorosa.

Adoro livros que abalam nossas estruturas pessoais e nos fazem ingressar na história com total atenção! Quando vi a sinopse de Princesa de Gelo, senti enorme desejo de lê-lo.

Por isso, uma das alegrias de ter a MODO Editora como parceira foi a possibilidade de realizar uma entrevista com a talentosa autora desta obra. De maneira muito simpática, Thayane Gaspar esclareceu algumas das minhas ansiosas dúvidas sobre o que encontrar nas páginas de Princesa de Gelo. Confiram!

*Entrevista com Thayane Gaspar*

[MQS] "Princesa de Gelo" é a maneira como a protagonista, Alessa, vê a si mesma por não acreditar no amor. Eu conheço muitas pessoas que, infelizmente, são "príncipes e princesas de gelo" como ela. Você acha que seu livro pode ajudá-las a acreditarem outra vez no amor?
Thayane: Acredito que esse seja o objetivo: descongelar essas corações gelados! O livro mostra que no amor sempre há uma segunda chance. Mas não o tipo de segunda chance que conhecemos nas histórias românticas que permite que façamos coisas erradas e depois consertarmos, e sim no sentido de que sempre haverá um chance de você se apaixonar de novo.

[MQS] Seu livro aborda temas bastante difíceis de lidar, como o suicídio e a automutilação. Ao escrevê-lo, como você se sentiu trazendo à tona estes assuntos que muitos evitam até mesmo pensar?
Thayane: Automutilação é um conceito que as pessoas têm acrescentado no meu livro, mas que não está lá. Isso acontece porque fomos condicionados a pensar suicídio e automutilação como um pacote completo, e eles são coisas completamente diferentes. Enquanto eu estava escrevendo eu sentia tudo intensificado. E você tem que ter coração forte para escrever algo tão intenso assim, e foi proposital pois alguns amigos diziam que eu era uma pessoa intensa e os adolescentes são assim. Eu me sentia bem colocando no papel uma coisa bruta que não fora moldada por nenhuma obrigação minhas para com os outros, minha única obrigação era ser verdadeira. No momento que o livro foi publicado é que eu senti a responsabilidade do que eu havia escrito. Era um tema tão forte que causava repúdio, e eu me sentia mal por nem ter tido chance para provar o contrário. Mas como meu autor favorito (Fabrício Carpinejar) fala "A adolescência já é um suicídio", isso significava que existia um público para mim, e era só questão de tempo encontrá-lo.

[MQS] Há um excerto do seu livro que achei muito sensível:

“Sabe quando um pequeno toque abrupto pode estilhaçar uma peça de vidro artesanal? E por isso utilizam cercas e obstáculos para que estejam seguras sempre? Eu sou exatamente assim. A maquiagem, os piercings, as palavras cruéis, tudo é um simplório mecanismo de defesa para que eu não me quebre e me despedace em milhões de pedaços.”

Ao escrever Princesa de Gelo, você tinha a intenção de encontrar leitores que se sentem como a Alessa?
Thayane: Eu não achava que isso era possível, acredita? E me surpreendi ao ver que a Alessa faz parte de uma coletividade, um traço comum a todos. Isso me encheu de coisas boas, pois as pessoas podiam se amparar em minhas palavras e nas da Alessa.

[MQS] Eric Lacrov é um personagem que ajuda Alessa a rever sua própria vida. Como você define sua importância no livro?
Thayane: Eu adoro esse personagem! Primeiro porque ele desconstrói a expectativa do leitor de ter um personagem perfeito em contraposição de uma personagem tão imperfeita como a Alessa. Eric é o personagem que põe por fim uma síndrome adolescente que é a síndrome de viver de aparências, viver sob rótulos. Eric mostra que ninguém é perfeito. Ninguém é simplesmente o rótulo que leva. Eric é sensível, solitário, maduro e tem um coração muito especial.

[MQS] Aos leitores que ainda não conhecem seu livro, o que podem esperar de "Princesa de Gelo"?
Thayane: Podem esperar um universo gelado esperando o calor dos corações dos leitores para se descongelar. É um livro intenso, poético, onde toda a aventura acontece do lado de dentro, no nosso interior.

[MQS] Você tem algum projeto literário no qual esteja trabalhando no momento? Teremos futuras publicações suas?
Thayane: Sim, vocês terão!!! E espero que publicações estejam mais maduras e mais desenvolvidas. Eu estou trabalhando em dois projetos simultâneos que não se parecem em nada um com o outro. Um é um chick lit a respeito do casamento e sobre o que acontece após o felizes para sempre. E o outro é um suspense inquietante que eu estou escrevendo em parceria.

[MQS] Poderia enviar algum recado aos leitores que já acompanham seu trabalho?
Thayane: Eu queria agradecer a oportunidade de ser lida por eles, me sinto honrada! E que eles estejam sempre perto de bons livros!!!
.
Admito: as respostas da Thayane Gaspar não me decepcionaram! Eu adorei cada palavra e fiquei ainda mais encantada com a ideia de ler Princesa de Gelo e, também, de prestigiar outros livros dela.
- Para conhecer melhor a autora e seus livros, confira os links: Fan Page do livro | Skoob do livro | Blog da autora | Twitter da autora | Facebook da autora.
- Para adquirir o livro por 22 reais (+ frete), você pode clicar aqui e comprar pela MODO Editora.
.
E vocês? Já conheciam a autora?
Comentem!

25 comentários:

  1. Quando eu recebi o email da editora solicitando uma entrevista para você, eu fiquei muito feliz! Apesar de não nos conhecermos, nossos caminhos já se esbarraram antes e eu já li e acompanhei muitos textos seus! Foi uma honra saber que do mesmo jeito que suas palavras sempre me chamaram atenção, as minhas tenham feito o mesmo contigo.
    Eu adorei responder as perguntas e espero que quando você tenha a oportunidade de ler a PDG o livro seja o que você está esperando que ele seja!
    Muitos beijos e sucesso!!!
    Thay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayane, você é muito querida! Obrigada pelo carinho ao responder as perguntas e pelo apoio ao meu blog. Sua opinião sobre ele é importante para mim. :)
      Eu tenho certeza que ao ler Princesa de Gelo encontrarei mais do que espero! (rs)
      Beijo carinhoso, com o desejo de muito sucesso a você!

      Excluir
  2. Hey tudo bem?
    Adorei a entrevista, não conhecia a autora, mas, pelo que pude ler ela é super simpática e atenciosa! Fiquei muito interessada em "Princesa de Gelo", vou ficar aguardando sua resenha!
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cindy-querida!
      Muito obrigada pelo comentário. Também achei a Thayane muito simpática! Foi especial ter a oportunidade de conhecê-la um pouco melhor (rs). Espero que Princesa do Gelo seja um livro inesquecível para nós!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oie querida ;)
    Adorei a entrevista <3
    Quero muito esse livro *-*

    Beijocas
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah e eu indiquei uma tag pra você lá no blog: http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/2013/10/tag-os-10-livros-favoritos.html#comment-form
      Espero que goste ;)

      Excluir
    2. Ana-sua-linda, ter você por aqui é sempre uma alegria! Eu adorei seus posts! Já conferi vários no seu blog. <333 Obrigada por me marcar na tag.
      Sobre Princesa de Gelo, espero que nós duas gostemos do livro! (rs) Parece ótimo!
      Beijo carinhoso!

      Excluir
  4. Oie sua linda!
    Parabéns pela parceria, e a Thayane é uma fofa, tive o prazer de conhecê-la pessoalmente, ainda não li seu livro, mas farei isso logo =)
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, linda!
      Obrigada pelo comentário. A Thayane não é autora-parceira do blog, infelizmente, mas tive a oportunidade de entrevistá-la por ser parceira da MODO Editora, que publicou seu livro. :)
      Ela é mesmo uma fofa online, imagino que pessoalmente seja ainda mais querida! Espero que gostemos do livro tanto quanto parece bom!
      Obrigada por comentar! Já dei um pulinho no seu blog! ;)
      Beijos!!!

      Excluir
  5. Já havia lido uma resenha sobre este livro, e cá está ele a minha frente de novo, deve ser o destino me pedindo para le-lo! rs
    Muito amor seu blog, todo caprichado, parabéns!

    Beijos
    http://livrologias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Obrigada pelo carinho em comentar! Espero que Princesa de Gelo seja o livro dos nossos destinos, haha. Porque já o queria antes mesmo de ter a oportunidade de entrevistar a Thayane. <3
      Fico feliz por você ter aparecido por aqui.

      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Fran :D
    Não conhecia o livro ainda, mas a premissa dele me chamou bastente a atenção. Parece ser bem diferente de qualquer livro que já tenha lido. Já coloquei na minha lista de desejados e assim que possível irei ler.
    Parabéns pela entrevista, ficou ótima! :D

    Beijinhos
    Books and Movies
    http://leiturae7arte.blogspot.com.br
    @BooksAndMovies_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, linda! Fiquei feliz por saber que ainda não conhecia o livro e gostou da sua proposta. É tão especial quando conseguimos divulgar o trabalho dos autores nacionais e torná-los conhecidos. :) Espero que gostemos do livro ao lê-lo!
      Obrigada por comentar.
      Beijos!

      Excluir
  7. Adorei a sinopse desse livro *----*
    Vou ver para comprar..

    sorteio> http://www.chadecalmila.com/2013/10/sorteio-claro-que-te-amo-kit-de-esmaltes_9.html
    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor! Que bom que curtiu a sinopse! Vale a leitura, com certeza. Obrigada por comentar! Conheci seu blog e já estou participando do sorteio! (rs) Valeu a dica.
      Beijos!

      Excluir
  8. Otima entrevista. Não conhecia o livro, mas parece denso e bastante interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samuel! Obrigada por comentar. Tenho a impressão de que esse livro será marcante aos que o lerem (rs).
      Beijos.

      Excluir
  9. Bom dia Fran!
    Não conhecia o livro, mas fiquei interessada por conta da sua entrevista. Acredito que já tive características de Alessa e isso me deixou bem animada com a história (apesar dos temas abordados).
    Vou aguardar sua resenha.

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha flor! Fico feliz por saber que se interessou por esse livro. Eu acredito que, quando nos identificamos com os personagens, os livros podem se tornar ainda melhores. Aprendemos com sua história, tanto quanto podemos aprender com nossas próprias experiências.
      Eu não sei quando teremos resenha, pois não tenho o livro ainda (rs). Mas aproveitarei a promoção da MODO Editora. Comprando um livro, você pode levar outro (rs). Imperdível. Com certeza, comprarei Princesa de Gelo. ;)
      Obrigada por comentar, Cássia-linda.
      Beijos!

      Excluir
  10. Oi, Fran!

    Adorei a sinopse, e a sua resenha!
    A entrevista só me fez roer ainda mais as unhas.

    Amei o blog e já estou seguindo.
    Beijão!
    www.enfimepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor!
      Fico feliz em saber que gostou do post. Mas, não fiz nenhuma resenha (rs). Ainda não li o livro.
      Enfim, espero que goste de Princesa do Gelo quando tiver a oportunidade de lê-lo.
      Beijos.

      Excluir
  11. Olá Fran!

    Comprei esse livro na Bienal, pedi para uma amiga trazer! Estou com tantos livros para ler que ainda não tive a oportunidade, mas quem sabe passe ele na frente ;)
    Adorei conhecer melhor a Thayane!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor! Fico feliz em saber que já tinha este livro em sua lista de leitura! (rs) Quando o ler, espero que possa me avisar para conferir sua resenha. Adoraria saber sua opinião sobre ele.
      Obrigada por comentar.
      Beijos... =*

      Excluir
  12. Adoro vir aqui, Fran, você só apresenta excelentes dicas!!!!!
    Não conhecia essa autora nem seu livro, mas o que foi isso: "Podem esperar um universo gelado esperando o calor dos corações dos leitores para se descongelar. É um livro intenso, poético, onde toda a aventura acontece do lado de dentro, no nosso interior."
    meu coração já está derretendo, fiquei com muita vontade de conhecer essa história.
    beijos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila-sua-linda,
      Adoro ver você por aqui, porque sempre tem palavras gentis que me fazem sorrir.
      Fico feliz em saber que gostou de conhecer esse livro. Espero que possa lê-lo um dia, pois adoraria saber sua opinião sobre ele. :)
      Obrigada por comentar, linda.
      Beijos!

      Excluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados