Resenha 8 | Destino

em 25.9.13
Título: Destino – Série Matched (Livro 1)
Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras (2011, 240 páginas)
Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander – bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos – tudo parece bom demais para ser verdade. Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Resenha

Destino é um romance distópico que muito me agradou! A história se passa num contexto futurista, no qual houve a necessidade de isolar um determinado local para garantir a sobrevivência das pessoas devido às difíceis condições do clima e à escassez de alimento e água potável no planeta.

Este local isolado, denominado Sociedade, é organizado por regras bastante rígidas para reduzir quaisquer riscos contra as pessoas que nele vivem. Regras estas que definem para cada pessoa o que pode comer, com quem deve casar, onde trabalhar e – inclusive – quando morrer. Embora a Sociedade possua um controle excessivo, Cassia é uma adolescente grata pela segurança que oferece.

Com 17 anos, está a caminho do seu Banquete do Par, o aguardado momento em que conhecerá o rapaz que a Sociedade definiu como ideal para ela! Neste solene jantar, com direito a um vestido maravilhoso e um presente (o que também é controlado pela Sociedade),  uma agradável coincidência acontece: Cassia é designada ao Xander, a quem já conhecia por serem amigos há bastante tempo.

Oh, bem... Xander é maravilhoso! E embora seja um privilégio que a Sociedade o tenha eleito para ela, não é exatamente empolgante, porque já o conhece. Não será necessário ter expectativas ou até mesmo aquela preocupação inicial de uma primeira conversa. Ser designada ao Xander é confortável, como tudo na Sociedade sempre foi para Cassia.

Talvez por isso, quando retornou para casa com o cartão de seu par em mãos, Cassia não correu para o computador central da família para conferir os dados dele. Ela já sabia o que a tela revelaria. Mas quem poderia dizer que uma surpresa fosse acontecer? O rosto que a tela apresenta para Cassia não é de Xander, mas de Ky, um adolescente pouco conhecido por ela. 

Ao ver o rosto de Ky, embora assustada, Cassia sente curiosidade. Qual será a sua história? Por que, com tanta transparência na Sociedade, ele se comporta de modo tão misterioso? Enquanto procura se aproximar de Ky e desvendá-lo, Cassia aprende cada vez mais conhecimentos que a Sociedade rigorosamente condena. A criatividade, por exemplo, é repelida por geralmente se relacionar à rebeldia! Há uma reflexão muito interessante sobre isso no livro. Escrever é um comportamento não mais ensinado, porque é uma forma de transmissão de conhecimento, o que é desnecessário para uma Sociedade interessada em manter todos sob controle. Mas, Ky sabe escrever e mantém viva sua criatividade! Vendo-o, Cassia começa a notar que viver fora da Sociedade e encarar o desconhecido pode ser, também, uma opção.

Destino me fez pensar sobre a importância da liberdade para realizar escolhas! Sendo o primeiro volume, não é um livro dinâmico. Narrado em primeira pessoa pela Cassia, há momentos que sentimos certa lentidão no decorrer da leitura, mas considero esse ritmo necessário para acompanhar o crescimento da personagem, que do comodismo evolui à rebelião! Não é um progresso que ocorre de modo descuidado pela autora, pelo contrário, é processual. Considero essa uma característica positiva da obra!

A revisão da Editora Suma de Letras está ótima, assim como a diagramação. A capa de Destino é maravilhosa! Posso dizer com total certeza que as capas dessa trilogia são as melhores e mais significativas que já vi, pois revelam a evolução da personagem com muita clareza! Confiram:

Avaliação:

11 comentários:

  1. Oi Fran,
    tudo bem?
    Super significativas essas capas, achei bem criativo. Interessante esse assunto, uma vez estudei que para as pessoas o bem mais valioso é a liberdade, mais até do que a vida. Por isso as punições, geralmente, envolvem o cerceamento da mesma.
    Acho que vou gostar muito desse livro, vou anotar a dica.
    Resenha bem escrita, gostei muito do seu texto.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila-flor, você é uma fofa! Gosto muito do seu blog e da maneira como divulga os autores. <3 Fico feliz por estarmos trocando opiniões uma sobre o post da outra, porque valorizo o que você pensa (rs).
      Que legal que também gostou das capas! Eu adoro esses significados que carregam. Sabe que a liberdade é mesmo muito importante? Acho que só a prezamos quando corremos o risco de perdê-la. :/
      Imagino que gostará desse livro, porque é romântico, mas também possui uma lição muito especial para os leitores. Logo postarei a resenha de Travessia, que é o volume 2. Quem sabe você realmente se empolgue em conferir essa trilogia? haha.
      Obrigada pelo elogio! Espero continuar assim.
      Beijo carinhoso =*

      Excluir
  2. Estou simplesmente enlouquecendo para ler Travessia e Conquista...
    Gostei bastante de Destino e quero saber o que acontece, claro.
    Não é a minha distopia favorita, porém é muito, muito boa!
    Dizem que o segundo livro é muito chato, por isso quero comprar os dois últimos, para não ficar muito tempo na expectativa!!
    Gostei da resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela!!!! Fiquei feliz em saber que gostou da resenha e, também, deste livro!!!! :D Obrigada por comentar. Confesso que Destino e Travessia estão entre meus favoritos, porque gosto quando o autor não apenas te leva a um outro contexto, mas ensina valores importantes. Quando você sente que aprendeu com um livro, sabe? Embora ele não seja realmente dinâmico, surpreendente e até mesmo popular... Se ele marca minha vida pessoal com alguma reflexão que achei importante, pronto. Conquistou minha admiração (rs). Espero um dia ser capaz de escrever dessa maneira (haha).
      Eu postarei a resenha do segundo livro... Mas pode ser que você não compartilhe da minha opinião quando lê-lo (rs). Mesmo assim, ficarei super feliz se você aparecer por aqui outra vez.
      Beijo, flor!!!!

      Excluir
  3. Olá, conheci seu blog pelo grupo de divulgação facebook! Já estou seguindo :)

    Fiquei muito interessada por esse livro pois o vi em promoção no submarino, mas acabei não comprando..
    Adorei sua resenha, de verdade, você escreve muito bem! Mas acabei perdendo um pouco do interesse no livro por ser um romance, mas conheço uma pessoa que vai amar, vou falar pra ela sobre o livro e sobre sua resenha :)

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, linda! Fiquei muito feliz com sua visita! Gosto de conhecer pessoas e de acessar seus blogs! <3 Uma das motivações para criar meu próprio blog foi a qualidade que via nos blogs que sigo (rs). Fazia-me sentir vontade de também me dedicar a um blog literário e compartilhar o que sinto em relação aos livros.
      Deixando isso de lado... WOOOOOW, você me surpreendeu! (rs) Não é sempre que encontro uma leitora que não gosta de romances. :) Fico feliz que gostou da resenha, mas é uma pena que o livro não seja exatamente como esperava. Espero que surjam outros livros por aqui que a agradem!
      Obrigada por comentar... ;) Vou retribuir a visita!
      Beijo carinhoso!

      Excluir
  4. Oiie,
    eu adoro distopias e fiquei com uma super vontade de ler esse livro. Mas eu não gosto muito de triângulos amorosos porque eu sempre torço pelo cara que fica depois deprimido e sozinho rsrsrs.
    Amei sua resenha, ficou maravilhosa♥
    Beijoss;))
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor!!!
      Eu ri sozinha com seu comentário. Sou assim também! Torço pelo cara que perde, mas no caso dessa trilogia... Confesso que o romance não é necessariamente o foco, sabe? Ao menos é essa a minha opinião depois de ter lido o livro 2. :) Logo postarei resenha sobre ele por aqui (rs).
      Triângulos nos fazem sofrer tanto! ToT Concordo com você.
      Obrigada pelo carinho em comentar, Ana!!!! Gosto muito quando você aparece!!! Fico feliz por ter gostado da minha resenha. ;)
      Beijo carinhoso!!!

      Excluir
  5. Estou considerando ler esse livro. A premissa parece boba a princípio, e me lembrou um pouco de "A Seleção". Entretanto, essa Sociedade é bastante rígida e vê-se que controla profundamente todos os seus habitantes, se sequer lhes é permitido escolher o que comer ou escrever (como escritora, acharia horrível viver em um mundo como esse, onde nossa curiosidade é reprimida). E as capas realmente possuem um significado: quando é apresentada a uma escolha, a personagem começa a sair de sua bolha de segurança e previsibilidade.

    Abraço!
    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi! Acredita que eu não consegui finalizar a leitura desse livro? Ah, se tornou tão boring que nem fiquei pensando: "mas e se ficasse bom lá para a frente?". Quem sabeeeee... Quem sabe, eu chegue a ler, um dia? Adoro que alguns livros distópicos nos levem a pensar sobre a liberdade e diferentes tipos de atributos que temos e não chegamos a nem dar valor, certo?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu achei esse livro mt fraco o livro e abandonei o livro. Foi IDÊNTICO a situação da Bianca aqui do comentário acima, não consegui nem supor que ficaria melhorzinho mais pra frente. Já até troquei o livro no skoob, sem chances de voltar a ler :(

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados