Resenha 6 | A Seleção

em 25.8.13
Título: A Seleção
Série: A Seleção – livro 1
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte (2012, 362 páginas)
Sinopse: Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria apenas ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto. Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa. Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma.
  

Resenha

A Seleção é um romance distópico que agrada pela sua narrativa de rápida fluência e fácil desenvolvimento. Sua história se passa em Illéa, uma sociedade dividida em Oito castas e a protagonista, America Singer, pertence à casta Cinco.

Por isso a vida de sua família é bastante difícil. Todos eles são artistas que dependem da contratação de pessoas das castas superiores. Apesar das dificuldades, America Singer não deseja elevar sua casta. Na verdade, ela está apaixonada pelo seu namorado: Aspen Leger, um rapaz que pertence à casta Seis, inferior à sua. Casando-se com ele, portanto, America perderia o pouco conforto que possui para viver seu amor em meio à pobreza, algo que certamente seus pais não aceitariam. Por isso seus encontros com Aspen são secretos e noturnos, após o toque de recolher de Illéa, o que os coloca em constante perigo. 

Era isso que eu queria. Não queria ser a princesa de Illéa. Queria ser a princesa de Aspen. (p. 22)

Aspen, no entanto, ama-a o suficiente para não desejar torná-la uma Seis, vendo-a submetida a trabalhos pesados e faminta, podendo adoecer e morrer como seu pai. É por isso que quando surge uma oportunidade para que America melhore de vida, ele a incentiva a tentá-la.

Essa oportunidade era a Seleção. Um momento no qual todas as jovens mulheres podem se inscrever para se tornar a futura esposa do príncipe de Illéa. É claro que America se inscreve na certeza de que sequer passaria da primeira fase, apenas para que Aspen se tranquilizasse, mas surpreendentemente ela é escolhida. E assim America passa a viver no palácio junto a outras 34 mulheres, sem a mínima disposição para conquistar o príncipe como todas elas possuíam.

O príncipe Maxon é um homem encantador. E America precisa admitir que não era nada parecido com o que imaginara. Sendo tão intransigente, teimosa e honesta, ela obtém a atenção dele, mas seu coração ainda está ocupado com as lembranças de Aspen. Obviamente, o livro envolve um triângulo amoroso entre Aspen, America e Maxon. E, enquanto Aspen emana a segurança de quem sabe o que quer, Maxon emana a elegância de quem sabe para qual propósito foi educado. São dois rivais com características muito diferentes, apaixonados pela mesma mulher.

– Maxon, não tenho certeza do que somos, mas sem dúvida somos mais que amigos. (p. 351)

Narrado em primeira pessoa pela America, este é um romance que valoriza os sentimentos. Até mesmo as descrições sobre o contato físico dos personagens são sensíveis, destacando os sentimentos impressos nos gestos. Gostei bastante desse aspecto da obra. Seu enredo expressa a beleza dos contos de fadas, mas ambientado num contexto distópico que envolve a criatividade do leitor durante a narrativa.

A Seleção não é um livro com grandes reviravoltas e, ao menos para mim, muitas cenas foram previsíveis. Mas devido à docilidade da história, daquele jeito que me fez sorrir bobamente enquanto lia, estou bastante ansiosa para conferir sua sequência: A Elite. A capa é linda, com letras em alto relevo e uma cor maravilhosa! A diagramação e revisão estão admiráveis. Por todas essas características, é um livro que recomendo!

E, antes que perguntem para quem torço neste triângulo amoroso, já decidi pelo Aspen! (rs) Espero que não seja ele a sair com seu coração partido. ;) 

Avaliação:

5 comentários:

  1. Olá!! Acabei de descobrir seu blog e me deparo com uma resenha dessa altura. Amei a sua resenha. E se eu estava ansioso para ler esse livro... Agora que eu estou mesmo!! Gosto de distopias e livros fantasiosos. São meus livros favoritos ;) vou te seguir. E passar a te acompanhar!
    Beijo!!
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Misael! Fiquei muito feliz pelo seu comentário! Este livro se tornou um dos muitos que desejava ler porque, assim como você, também gostei de algumas resenhas (rs). Eu gosto de blogs literários por isso... Por meio deles podemos nos entusiasmar com as opiniões dos leitores (rs). E adoro distopias e fantasias, como você! Acho que gostará deste livro (espero!). Obrigada por aparecer por aqui... Visitarei seu blog também ;) Beijos!

      Excluir
  2. Eu Amei esse Livrooooooooooo *----*
    Adoroooooo muito o Maxon e destesto o Aspen, ele é intragável, principalmente no segundo livro.
    Espero que você curta bastante A Elite, é muito bom, mas já vou avisando que ele vai te tirar muito do sério. hahaha.
    Sua resenha ficou ótima mesmo,
    beijos,
    fernanda,
    Lendo & Esmaltando

    ResponderExcluir
  3. Nunca li a Seleção e confesso que morro de vontade. Todos falam tão bem desse livro que não tem como não ficar com vontade de ler. Não li muitos livros de distopias (apenas 1), mas gosto bastante deles.
    Não gosto de triangulos amorosos porque eu acabo torcendo pelo que no final acaba de coração partido:(
    Amei a resenha!!!
    Beijo
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que era Time Aspen no primeiro, mas tanta coisa muda no segundo Flor!
    É incrivel!
    Essa série é uma das minha preferidas! s2
    No momento Time Maxon s2
    Bjus
    http://overdoselite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados