Resenha 4 | Antes de Morrer

em 1.8.13
Título: Antes de Morrer
Autora: Jenny Downham
Editora: Agir, 2008, 289 páginas


Sinopse: Tessa é uma menina de 16 anos que tem uma doença incurável. Diante de seu imutável destino, ela organiza uma lista com o que gostaria de fazer antes de sua morte e parte em busca de realizá-la: se apaixonar, ter a primeira relação sexual, dirigir escondida, roubar coisas numa loja... viver o tempo que resta. Um tema doloroso, passado com leveza e doçura, em um texto verdadeiro e tocante, sem ser piegas.



Resenha

Antes de Morrer apresenta Tessa Scott, uma garota de 16 anos que foi diagnosticada com leucemia. Seu estado de saúde é crítico e irreversível, de modo que Tessa decide realizar as dez atividades que sempre desejou antes de morrer. O interessante é que as atividades eleitas são quase inteiramente antissociais (como "usar drogas", "quebrar uma lei"...), um claro desafio aos seus próprios limites. A narrativa em primeira pessoa permite entender, no entanto, que a cada atividade realizada a satisfação esperada não acontece. No lugar dela, Tessa se sente amargurada e decepcionada com o fato imutável de que – conforme a lista é completada – está mais próxima da morte. Isso porque os dias passam, impiedosamente, enquanto ela apenas piora.

O livro inicia, portanto, com a proposta clichê de que a protagonista doente possui uma lista de desejos, mas avança para uma narrativa que envolve muito mais do que isso. A autora apresenta os sentimentos conflitantes de quem não quer morrer, mas nada pode fazer para mudar seu próprio destino. É um livro perturbador nesse sentido. Tessa não é uma garota doce ou sociável, ela é reservada e explosiva! De quem não quer incomodar, repentinamente ela deseja incomodar a todos, como se tornar sua morte fácil para as pessoas fosse diminuir seu valor.

Outro ponto forte no livro é que, em meio a esse contexto desolador, Tessa encontra o amor. Adam é um jovem sem receios de demonstrar quão apaixonante é Tessa, quanto ela fará falta, quanto se importa com o fato de que não estará com ele no futuro. Ele valoriza cada momento que passam juntos e sua presença é marcante também nos últimos minutos da vida dela. Sendo em primeira pessoa, o final da obra foi construído de modo a compreender os devaneios e o estado de saúde de Tessa, seus últimos pensamentos e fôlego.

Antes de Morrer é um livro com tudo para torná-lo ruim: sabemos o final antes mesmo de lê-lo e a lista de desejos é um perigoso clichê, mas a maneira como a autora aborda a morte – tão certa e, ainda assim, tão imprevisível – é tocante e emocionante. Recomendo!

Avaliação:

Este livro foi adaptado para o cinema. Veja o trailer: 


Gostou da resenha?
Comente se já leu ou leria o livro!

11 comentários:

  1. *____* Eu gosto de livros e filmes com temas de doença (nao pe pergunte e porque, não sei responder)
    E gostei da sua resenha. Mais um pra lista, meus Deus.
    http://triplobooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Adoro seu blog! Foi muito legal ver você por aqui... Quando já conhecia seu trabalho. <3 Obrigada pelo comentário. Eu também gosto de livros com esse tema. No momento procuro algo um pouco diferente (rs), mas quando tiver outro livro tão bom quanto esse com este assunto com certeza entrará para a minha lista também (rs). Beijos!

      Excluir
  2. Olha só !!! Eu estava torcendo para um blog literário sabia??

    Que bom que vc resolveu nos presentear também com resenhas, li um pouco do seu perfil e você está produzindo um romance!!!! Adoroooooooo e quero ler!!!

    Obrigado pelos comentários construtivos no blog.

    Falando da Resenha, eu tenho certa aflição por ler livros com personagens que tenham doenças terminais, e talvez por isso estou correndo de A Culpa é das Estrelas.
    Eu me identifico com o personagem ,e eles acabam sempre pegando uma parte da minha sensibilidade pra eles, pra sempre.

    Por isso reluto um pouco para esse tipo de leitura, mas esse livro que você me apresentou parece ser doce na medida certa né.

    Quem sabe, quem sabe, rs rs

    Seguindo !!

    Bjs

    Sara

    Todas as Coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda, fiquei muito feliz de te ver por aqui! Você é alguém que admiro pela qualidade das suas postagens. Obrigada por aparecer e comentar. Estou produzindo um romance que já tem Editora e, portanto, a publicação ocorrerá ano que vem. Espero que você goste. Quando o livro estiver consolidado o suficiente, postarei por aqui a proposta e tudo mais.
      Sobre seu comentário, entendo completamente o que diz! Eu tinha certa resistência com A Culpa é das Estrelas quando li, porque era um livro positivamente criticado e – é engraçado – quando há muitas pessoas falando BEM, sinto receio de ter realmente altas expectativas e me decepcionar. A verdade é que não me decepcionei. Simplesmente pela bela narrativa do J. Green (rs) e pelo fato de não se centrar na morte, mas na esperança de dias melhores apesar das perdas. Infelizmente os personagens marcam tanto que sentimos sua morte como uma perda nossa também (rs). Ah, e a ressaca literária é certa se isso acontecer!
      Obrigada por aparecer, Sara-flor. Eu fiquei realmente muito feliz com seu apoio!!!
      Beijos!

      Excluir
  3. Então... Achei o livro talvez um pouco interessante, não sei. Achei muito clichê a história em si, tirando que a menina é porra louca, é quase a mesma história de Um Amor pra Recordar e Antes de Partir (The Bucket List - Morgan Freeman e Jack Nicholson). (E aparentemente também a mesma história de A Culpa é das Estrelas).

    Talvez eu esteja sendo crítica demais, mas... Assim como é moda agora escrever sobre uma garota que é/se torna a pessoa mais foda do livro (Crepúsculo, Dezesseis Luas, House of Night), também virou moda escrever sobre a galera tendo uma doença terminal?

    Sinceramente, adorei a resenha, porém não senti aquela ânsia por ler o livro. x.x

    Acho que o problema atualmente sou eu. =x

    Beijos Fran!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tifa-flor! Adorei sua crítica. Não, você está certa. A proposta do livro é mesmo clichê, até enfatizei na resenha isso. E sendo clichê, cansa um pouco ler sobre o assunto. O que gostei, no entanto, é a abordagem do tema morte. Apesar de estar como você, um pouco cheia disso. Estou um pouco cheia também de livros com caras bad boys fodões com uma protagonista toda boazinha e de vida sofrida. :/ Clichê cansa justamente por se tornar moda. Não me arrependo de ler A Culpa é das Estrelas e nem Antes de Morrer (apesar da semelhança do tema), mas acho que entre um livro que aborde um adolescente em fase terminal e um livro com outra proposta, acho que elegeria um com outra proposta. Isso não quer dizer, no entanto, que um é melhor que o outro. (rs)
      Quando a onda passar, flor, sugiro que conheça o livro. Por enquanto dê espaço para outras histórias! (rs) Muito obrigada por comentar! <3

      Excluir
  4. Adorei seu blog!!! Estarei aqui sempre!!
    Sucesso
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Fran, que livro intenso. Essas histórias de gente que já tem um ponto final me emocionam muito. Foi por isso que gostei tanto de A Culpa é das Estrelas, sabe. Me fez chorar porque a mocinha viveu tudo aquilo no período entre saber que ia morrer e saber que um dia iria morrer. É intenso.

    Gostei do que você falou sobre a lista de desejos ser um clichê - bem aproveitado. Quebrar uma lei e usar drogas não tá na lista de tanta gente assim, aheuaheuheuahe.

    Beijo, flor!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, mas, por ser 100% manteiga derretida e ter me derretido após ler Sentimo Céu, rs, até hoje fujo de "A culpa é das estrelas", então provavelmente fugirei desse também. Veja bem, a resenha está tão perfeita que ao ler já fiquei com vontade de chorar, isso porque lembrei do filme Doce Novembro.
    Obs: O meu "fugir" é de comprar com o meu dinheiro, mas acrescentar na lista de pedidos que entrego pra minha família faz parte. xD

    ResponderExcluir
  7. OI Fran,
    To passando por aqui para prestigiar seu cantinho!
    Parabéns e sucesso!
    Adorei essa indicação de livro e a sua resenha ficou perfeita: simples e instigante!
    Masssss garanto que eu vá ver o filme primeiro, se eu fizer o contrário, irei me decepcionar...
    Depois te conto o que achei!

    Beijos
    Chrys Audi
    blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  8. Oi Fran! Só consegui vir aqui hoje! E amei essa resenha! Penso que Tessa faça isso para se auto destruir né? Coloquei na lista dos queridos! Nunca tinha ouvido falar desse livro. Beijo querida!

    www.mulhericesecialtda.com

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados