Resenha 2 | A Nudez da Verdade

em 26.7.13
Autor: Fernando Sabino
Título: A Nudez da Verdade
Editora: Ática (2003, 84 páginas)
Sinopse: Um homem nu corre pelas ruas da cidade. Sua aparição causa surpresa, escândalo e muita confusão. Em A Nudez da Verdade somos levados a entrar nessa corrida. Atrás do homem, lá vamos nós: cruzamos ruas e avenidas, atravessamos sinais fechados, entramos pelo mar, invadimos um clube elegante, enfim... escapamos por um triz. Fernando Sabino, com humor e precisão, cria uma história leve e de agilidade surpreendente. Você só vi parar de ler, algumas vezes para respirar, outras tantas para rir e um pouco para refletir.



Resenha

A Nudez da Verdade é um livro curto, com apenas 84 páginas, mas que garante um entretenimento agradável! Em terceira pessoa, o autor apresenta Telmo Proença, um professor e pesquisador reconhecido que ao ter seu voo para São Paulo cancelado passa a noite com alguns amigos. Omitindo de sua esposa o fato de ainda não ter viajado, Telmo acaba por traí-la com Marialva

Na manhã seguinte, ainda nu e com ressaca, abre a porta do apartamento de Marialva para pegar o pão que está no corredor, mas o vento acaba por fechá-la e trancá-lo para fora. A confusão piora quando um casal de idosos sai do apartamento vizinho flagrando o "pelado desconhecido" e, quando o senhor irritado lhe aponta sua arma, Telmo não tem outra opção a não ser correr desenfreado.

E aqui tem início a fuga de Telmo Proença pelas ruas do Rio de Janeiro, escandalizando a população e se tornando alvo das reportagens. Ele, que é um homem decente, se vê vítima do rápido pré-conceito das pessoas. Antes que possa pedir ajuda, encontra o limite do julgamento delas. Não querendo ser detido pela polícia ou mídia para não ser desmoralizado pessoal e profissionalmente, Telmo é anunciado como um "maníaco tarado", "sujeito possivelmente drogado" e "perigoso".

O livro não é eletrizante, mas sua narrativa flui rápido e percebe-se a clara facilidade com que julgamos as pessoas e quão absurdamente associamos seu valor moral com as suas vestes.

No seu caso, teria de se vestir para provar que era normal, voltar a esconder sob a roupa o atributo de sua condição de homem, para ser aceito pelos outros homens. (...)
...simplesmente por estar desnudo, tornara-se invisível como indivíduo, sua identidade perdida aos olhos dos outros homens... (p. 70-71)

A Nudez da Verdade é uma leitura suave, que sob olhos sensíveis permite resgatar nosso senso de humanidade. Afinal...

...debaixo das roupas estamos todos nus. Inclusive eu e você. (p. 62)

Recomendo a leitura para quem deseja um entretenimento humorado e rápido. O trabalho gráfico da Editora Ática não apresenta erros de português e as letras têm tamanho suficiente para facilitar a rápida leitura. Ainda, considero que a capa é coerente com o livro, outro ponto positivo.

Avaliação:


Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog! Li um livro do Sabino até hoje hahaha quem sabe crio coragem para ler esse ai.

    beijos

    http://livrosecafelatte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados