Resenha 1 | Princesa Veneno

em 25.7.13
Título: Poison Princess {Princesa Veneno} 
Autora: Kresley Cole 
Editora: Simon & Schuster Books
Sinopse: 22 cartas dos Arcanos. 22 adolescentes escolhidos. Deixe as cartas caírem onde podem. Evangeline Greene, de dezesseis anos, tem alucinações terríveis prevendo o apocalipse, e o fim do mundo trouxe todos os novos tipos de poderes. Com a terra arrasada e poucos sobreviventes, Evie forma uma equipe com o bonito e perigoso Jack Deveaux numa corrida para encontrar respostas. Eles descobrem que uma antiga profecia está se cumprindo, e Evie não é a única com poderes especiais. Um grupo de adolescentes foi escolhido para reviver a batalha final entre o bem e o mal. Mas nem sempre está claro quem está em qual lado...


Resenha

Princesa Veneno é o primeiro volume da série Crônicas Arcanas e apresenta um cenário pós-apocalíptico, que envolve não somente a escassez de alimento e água, mas a violência e o canibalismo dos sobreviventes.

…antes do apocalipse... 

Narrado em terceira pessoa, o livro apresenta Evangeline Greene, uma adolescente de 16 anos que é perturbada por pesadelos e alucinações cada vez mais violentas. Ela passou o verão internada e, depois, retornou a Louisiana para concluir o último ano do Colégio. Sem os fortes medicamentos, no entanto, suas alucinações pioram e Evie tenta controlar a si mesma – enganando suas amigas, seu perfeito namorado e sua mãe de que nada estava errado.

No Colégio, acaba conhecendo Jackson Deveaux, um encrenqueiro e provável ex-presidiário, ladrão e delinquente, de acordo com os boatos. Jack passa a observá-la atentamente, tornando difícil para Evie manter a mentira de que não está louca. Devido a essa excessiva atenção de Jack, a relação de ambos é bastante tensa. Sozinha para lidar com os seus próprios conflitos, Evie expressa suas alucinações em um caderno pessoal, que acaba por cair nas mãos de Jack. Foi difícil recuperá-lo, mas o que o rapaz viu naquelas folhas mudaria tudo entre eles.

…depois do apocalipse...

Foi com o que pareceu uma grande explosão solar que muitas pessoas morreram. Evie descobre, então, que suas alucinações eram previsões, o que permitiu que sobrevivesse. Ela agora decide encontrar a avó, internada em um hospício do outro lado do Estado, para obter respostas sobre o que está acontecendo. Se sua avó era como ela – alguém considerado louco quando parecia possuir um dom clarividente –, poderia ajudá-la a entender aquele grandioso fenômeno, não é? O problema é que mercenários, canibais e outros perigos inimagináveis estão em seu caminho e a única pessoa disponível para acompanhá-la era justamente quem menos desejava ver: Jack Deveaux.

O rapaz é inteligente e, lembrando o que viu no caderno de Evie antes do apocalipse, entendeu rapidamente que eram previsões. Ela quer ir até a avó, ele quer sobreviver. Uma parte dele rejeita a ideia de ajudá-la, mas outra – muito maior – também deseja saber o que diabos está acontecendo.

É neste perigoso caminho, enfrentando os percalços pós-apocalípticos, que Evie e Jack descobrem mais um do outro, mas é também nele que Evie descobre mais sobre si mesma. Poderes que antes não acreditava possuir são desenvolvidos e, assustadoramente, não se pode confiar em ninguém. A partir daqui, o livro envolve constantes descobertas! Há outros como Evie; pessoas cujas vozes são ouvidas em sua mente e quase todas parecem querer matá-la!

Cada uma dessas pessoas também possui poderes e Evie descobre estarem associados às cartas do Tarô. A verdade é que uma guerra milenar teve início, na qual cada carta deve exterminar a outra, até o momento em que somente uma será vitoriosa. A Morte, o Caçador, o Bobo, os Amantes... todos são reais; todos são letais! E Evangeline Greene, sem escolhas, terá de aceitar qual carta representa e lutar se quiser sobreviver e proteger Jack! Mas sempre que Evie começa a aceitar seu poder, um lado sombrio parece quase engoli-la. É como se… ela quisesse matar todos.

Princesa Veneno é um livro que não somente encanta pela audaciosa mistura entre o contexto pós-apocalíptico e a magia do Tarô, mas também pelo crescimento pessoal de Evie que precisa assumir o pior de si mesma para sobreviver ao fim. E em meio a esses confusos acontecimentos, um amor tempestuoso surge entre ela e Jack.

– N-nós dois sabemos que a sua vida seria muito mais simples sem mim! Eu sou só um espinho na sua pata.
Ele assentiu sem dificuldade.
– E esse espinho me lembra você. A cada movimento que faço, penso em você. (...) Evangeline, eu tenho que sentir você a cada passo que dou. — A mão estremecida dele se fechou na minha nuca, apertando. — Ou fico um pouco louco.

Durante a leitura, a autora mantém uma perturbadora pergunta: Jack será capaz de aceitar Evie quando conhecê-la em sua verdadeira natureza Arcana? O primeiro volume não oferece a resposta e talvez esta tenha sido uma grande qualidade da obra. Incentiva a leitura da continuidade da série e torna seu início um conjunto complexo de emoções.

Obviamente, também amplia a corrosiva ansiedade! Afinal, qualquer mulher apaixonada questionaria o que Kresley Cole deixou em aberto: É possível continuar a amar uma pessoa após conhecer seu lado sombrio?

Avaliação:


E vocês? 
O que acharam desta primeira resenha e deste livro?


2 comentários:

  1. Adorei a estória, parabéns pela resenha, amei!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha lido a resenha. Ouvi\Li direito a obra será lançada pela Editora ID. Pirei aqui, tem alguns estrangeiros que torci para serem lançados um a menos na lista. Surtando!

    Patty
    Beijos

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados